You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Da Horta à Câmara: Como a Alimentação Saudável Inspirou uma Candidatura

Artigo

Já contei parte dessa história, mas de outro jeito, sempre com o mesmo começo: a busca de uma alimentação saudável de produção própria. E o desejo de fazer meu suco verde com coisas plantadas por mim e pelos passarinhos é um símbolo de tudo isso e já é uma realidade há bastante tempo.

Mas foi no Festival Ecológico do Daniel Francisco de Assis, em outubro de 2012, onde fui com o principal objetivo de aprender a elaborar pratos da “alimentação viva”, que encontrei muito mais que isso: “virei a chave” e me tornei vegetariano. Lá conheci pessoas que tinham os mesmos propósitos que eu quanto a cuidar de si e da humanidade e de evoluir como pessoa.

Naturalmente veio a curiosidade pela Permacultura (cujos princípios são Cuidar das Pessoas, cuidar da Terra e compartilhar os excedentes), que me levou à Agrofloresta e à Agroecologia. Fiz dezenas de cursos nestas áreas e passei a aplicar imediatamente no pedaço de terra da família que tenho no centro de Triunfo.

Nasceu a Estação Agroecológica do AbacaThe, vieram os cursos ministrados por mim e por craques em agroflorestal, vieram as visitas de gente de todo o Brasil, pois os excedentes que eu mais tinha e tenho para compartilhar são minhas experiências na busca de aprendizado.

E o meu santo do coletivo bateu com o coletivo e o compartilhar da Agroecologia, veio a participação na Certificação Orgânica pioneira em Triunfo do Grupo EcoTri, A Associação Triunfo da Agroecologia. A intimação do meio agroecológico para levar o movimento para a política partidária e o Renascimento do Partido Verde.

Resumindo, comecei querendo comer direitinho e plantar meu próprio alimento para obter saúde e quando vi acabei virando candidato a vereador, desejando que todos tivessem saúde. Nada propaga mais o conhecimento do que o exemplo: insistirei em construir coletivamente um ambiente onde os esforços possam ser concentrados e amplificados para que todos possam matar a sede e a fome de alimentos saudáveis, de justiça social e dignidade.

Compartilhe esse Material:

Autor(a)

Roger Merg Saraiva

Engenheiro mecânico, ambientalista, criador da Estação Agroecológica do AbacaThe e presidente do PV de Triunfo-RS


Faça um Comentário